domingo, 21 de julho de 2013

UM DIA

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

"Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente."

Minha Opinião: Começa no dia 15 de Julho de 1988 e conta o que aconteceu naquele dia entre Emma e Dexter. O próximo capítulo se passa no mesmo dia (15 de Julho) só que em 1989. E assim vai, capítulo após capítulo contando apenas o que acontece nesse dia, só que no próximo ano. E isso me deixou MUITO curiosa, você tem que "decifrar" um ano inteiro só com o que acontece em um dia. Comecei até a me confundir com o passar dos capítulos, não sabia mais o que aconteceu em tal ano ou não. 
Dexter e Emma se conhecem na festa de formatura deles, acabam indo para cama e com o passar dos anos se tornam muito amigos. Emma se apaixona por ele, dá pra perceber que mesmo depois de todas as merdas que o Dexter apronta, ele continua lá (apesar deles passarem uns dois anos sem se falarem). Já o Dex, ele também gosta da Em. Mas o que eu acho é que ele nunca foi apaixonado por ela (nem quando os dois ficam juntos), para ele ela sempre será a melhor amiga. Isso foi o que eu acho que estragou a história pra mim. Tava indo tão bem, eu já tava apaixonada pelos dois juntos quando tudo acontece... E parece que acaba tão rápido. Fiquei com tanta raiva do Dexter, por ele se "recuperar" tão rápido e já estar com outra.
Emma é apaixonante, do começo ao fim. Torci com ela, chorei com ela e fiquei feliz com ela. Já o Dexter... Só me irritei com ele e me decepcionei com ele. Ele é um anti-herói e eu não fui com a "cara" dele, não me agradou e não me cativou. 
Durante esses vinte anos, os dois se apaixonaram por outras pessoas. Um até casou e teve uma filha. Outro publicou um livro e foi morar em Paris. Aconteceu muita coisa. Quando se conheceram eles não estavam no tempo certo para ficarem juntos, demorou anos para perceberem isso. Ele mudou a vida dela e vice versa. Me irrita o Dexter ver a Emma toda hora e não enxergar ela. 
No total o livro é muito bom, até chegar o final. Amei a Emma e odiei o Dexter. Mas a história deles é linda e a amizade deles é de dar inveja, melhor amigos para sempre. Dex e Em. Em e Dex.
Um Dia foi escrito por David Nicholls e possui 416 páginas, foi publicado em 2011 pela editora Intrínseca. O livro custa 22,90 no site da loja Submarino. Já possui um filme, lançado em 2 de Dezembro de 2011, estrelado pela Anne Hathaway e pelo Jim Sturgess, dois lindos. Ainda não o vi, mas pretendo ver logo e posto o que eu acho no próximo "Os últimos 5 filmes que vi".



Já leram o livro ou querem ler? E o filme?
Comente!
Beijos, Rafa Bruzadelli

4 comentários:

  1. Este livro foi uma das minhas maiores decepções, infelizmente. Sempre li resenhas tão entusiasmantes e quando comprei o livro estava cheia de expectativa e por fim até hoje nunca consegui terminar de ler-lo. ''Um dia'' vou tentar retornar a esta leitura. rs

    Beijos <3
    comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é ruim, o final que é. Até chegar nele eu tava amando. "Um Dia" você lê e me conta o que aconteceu hahah

      Beijos, Rafa

      Excluir
  2. Já assisti o filme, chorei que só hahaha :( Mas ainda não li o livro, tenho mt vontade! :3

    Te indiquei pra uma tag no meu blog, vem ver! http://miladamasio.blogspot.com.br/2013/07/tag-meu-marido-literario.html <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro então! Apesar deu ter gostado mais do filme, por causa do final.

      Muito obrigada Mila <3 Assim que eu e a Camis terminarmos a reforma vamos responder as duas tags que você já nos marcou! Obrigada mesmo s2

      beijos, Rafa

      Excluir