quarta-feira, 26 de junho de 2013

O LADO BOM DA VIDA


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

''Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e lembro de continuar tentando.''
  
Minha Opinião: Desde que a linda, diva e maravilhosa da Jennifer Lawrence ganhou o Oscar pela sua atuação no filme, eu estava louca pra ler o livro! E não me decepcionei, li o livro em apenas dois dias e me encantei por Pat e Tiffany. O livro tem 254 páginas, e muitos capítulos curtinhos (ás vezes de uma pagina só). Foi escrito por Matthew Quick e lançado pela editora Intrínseca (que ultimamente só está lançando livro bom, meus parabéns). 
Pat acaba de sair de um "lugar ruim", um manicômio, e acha que só passou alguns meses lá. E só foi parar lá porque sua mulher, Nikki, desejou passar um "tempo separados". Ele não pode ouvir falar do Kenny G e muito menos suas músicas (Songbird é a que ele mais menciona, e deve confessar que é chata mesmo, concordo com você Pat! Ouça aqui.) No final do livro descobrimos o porque. Ele perdeu sua memória enquanto estava lá e ao voltar pra casa vai descobrindo que tudo mudou, e que na verdade ficou 4 anos lá!
Ele mudou todo o seu jeito por causa da filha da puta da Nikki, começou a ler os livros que ela mais gosta, a malhar muito só porque ela falava que ele tava gordo e até no modo de agir com as pessoas ele mudou. Ele pratica o "ser gentil invés de ter razão" e toda hora repete isso. Conhece Tiffany através de seu melhor amigo, Ronnie. Tiffany é "louca" como ele, é uma personagem intrigante porque só vamos saber de sua história melhor no final do livro.
Vemos a história através de Pat, tem uma visão extremamente otimista e sonhadora. Apesar do livro abordar temas como depressão, recuperação psicológica, surto e outras coisas, tudo fica mais leve na visão dele. Pat tem uma obsessão assustadora por Nikki e não se lembra do porque de estarem separados. Tiffany tem seus problemas também, mas ao contrário de Pat, ela está consciente deles. 
O livro inteirinho é narrado por Pat, é como se fosse o diário dele. Eu, particularmente, não gostei muito assim. Várias partes ficam meio sem muito nexo, não sabemos por exemplo o que acontece no seu dia a dia. Só as partes mais importante são passadas. Parece que fica faltando algo. Não é ruim, no entanto. 
O Pat só pode ter uma obsessão por contar finais de livros (há muito spoiler!), fiquei sabendo o final de O Grande Gatsby, o que me deixou irritada. Achei na internet uma listinha de livros que ele menciona e são esses:
1. A Letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne
2. O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
3. A Redoma de Vidro - Sylvia Plath
4. As Aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain
 5. O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
6. O Adeus às Armas -  Ernest Hemingway
Então se você quer ler algum desses livros, leia-o antes de ler O Lado Bom da Vida. 
A mensagem que o livro deixa é que o final ás vezes não é como a gente queria, mas é perfeito para nós. A capacidade do Pat de perdoar é linda, eu nunca iria conseguir. Depois da tempestade vem sempre o sol, não é mesmo? 
O livro possui um filme (que ganhou um Oscar como eu mencionei no inicio), estou louca para ver. Terá minha opinião sobre ele no próximo "Os Últimos 5 Filmes que Vi" pode ter certeza. 

Nota (de 0 a 5): 4.5

"Olhar nos olhos de outra pessoa por um longo tempo revelou-se uma coisa poderosa. E se você não acredita em mim, tente fazer isso você mesmo."




Acabei de ler esse livro e ainda estou super empolgada com ele!
Você já leu? O que achou? Ou ainda quer ler? Me conte nos comentários.
Beijos, Rafa Bruzadelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário